Na Dialogare, tutoria significa: amparar ou direcionar o aluno em suas atividades escolares, através do estudo individual orientado.
Público: Alunos do 6º ao 9º ano e alunos do Ensino Médio.
Outro sinônimo de Tutoria Escolar é acompanhamento escolar em grupo, para alunos do 6º ano, 7º ano, 8º ano, 9º ano, 1º ano ensino médio, 2º ano ensino médio, 3º ano ensino médio e pré-universitário
Funciona em turnos de duas horas, à tarde de 14:00 às 16:00 ou de 16:00 às 18:00.
O plano da tutoria é mensal, sendo que o aluno pode frequentar de duas, três e cinco vezes por semana.
Em cada cada turno são atendidos no máximo 10 alunos.
1 – Auxiliar no dever de casa (Confiamos em nossos alunos, portanto repassar as atividades é obrigação deles)
2 – Ajudar no planejamento das provas (Estamos aqui disponíveis para ajudar, mas a agenda é um documento pessoal do aluno. “Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades” Peter Parker, Homem Aranha.)
3 – Tirar dúvidas (Somos todos multitarefas, mas cada um com suas facilidades. Tentamos ajudar ao máximo os alunos, mas como a tutoria não é uma aula particular, nem sempre poderemos ajudar em tudo. Por isso temos as aulas particulares, ok?).
4 – Desenvolver as habilidades do Século XXI (A nossa tutoria funciona também como um espaço aberto para o exercício de diferentes habilidades, livre de amarras. Os alunos dividem as mesas, pois buscamos desenvolver a colaboração e a flexibilidade.
Durante a tutoria são ensinadas técnicas e estratégias de aprendizagem, para o estudo autônomo para que o aluno seja o seu proprio guia. Caso necessário, orientamos a contratação de aulas particulares de nossos professores. Utilizamos de ferramentas presencias e online de estudo (ambiente EAD), principalmente em matemática, ciências e português. O profissional que os acompanha é o tutor o qual observa, conduz, tira dúvidas, auxilia no dever de casa e os ajuda a se planejarem para as provas.
Para nós, aprender é sinômico de liberdade, portanto a nossa meta é fazer com que os alunos sejam independentes nos estudos. O aprendizado só ocorre, quando o aluno, sozinho, utiliza o objeto de aprendizagem com autonomia e autoria. O comportamento diante da aprendizagem e suas dificuldades para nós é muito mais importante do que anotações na agenda, ou deveres incompletos.
Cientes das necessidades do mundo contemporâneo, trabalhamos também as Habilidades do Século XXI:
Pensamento crítico; Criatividade; Colaboração;Comunicação; Linguagem da informação; Alfabetização midiática e Tecnológica; Flexibilidade; Liderança; Iniciativa; Produtividade; Habilidades sociais.
Para todo o tipo de aluno. Pode ser aquele que não estuda sozinho, mas também aquele que precisa de um espaço acolhedor de aprendizagem. Aqui você terá a certeza que ele está realmente estudando, pois estaremos de olho.
Frases típicas de pais de alunos da tutoria: "Meu filho não estuda sozinho, o que faço?", "Trabalho o dia inteiro, então não tem ninguém para acompanhar os estudos dele", "Minha filha estuda sozinha, mas tem dificuldades em se planejar", "Ela é boa aluna, mas fica com preguiça de estudar". "Meu filho tem distúrbios de aprendizagem, e ele precisa de um espaço onde possa perguntar", "Preciso estimular o tempo inteiro meus filhos aos estudos, normalmente eles se distraem facilmente".
Motivação é elemento fundamental no aprendizado, tanto de crianças como de adolescentes. Nesse cenário, alguns pais ficam ansiosos e preocupados por não saberem de que maneira é possível auxiliar os filhos nos estudos.
O psicopedagogo Henrique Portugal Jorge, Fundador do Instituto Dialogare, dá algumas dicas de como motivar e acompanhar os estudos. De acordo com ele, mais importante que a intensidade dos estudos é o foco no aprendizado. “Estudar muito e não aprender desmotiva”, finaliza.
Fonte: TvRedeSuper DeTudoUmPouco: MotivaçãoAssista abaixo: